O Conceito de Didática
O vocábulo “Didática” surgiu do grego Τεχνή διδακτική (techné didaktiké), que se traduz por “arte” ou “técnica de ensinar”.
A Didática é a parte da Pedagogia que utiliza
estratégias de ensino destinadas a colocar em prática as diretrizes da teoria pedagógica,
do ensino e da aprendizagem.
DIDÁTICA
Essa palavra passa a ter um valor mais
significativo para quem está do outro lado da docência: o discente.
A Didática, para desempenhar papel significativo na
formação do
educador, não poderá reduzir-se somente ao ensino de
técnicas pelas
quais se deseja desenvolver um processo de
ensino-aprendizagem.
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
1. DIFERENTES CONCEPÇÕES DE DIDÁTICA
A) Ensinar, instruir, fazer aprender;
B) A arte de ensinar tudo a todos
C) Busca de alternativas para prática
pedagógica
D) A Didática é o estudo das teorias de ensino
e de aprendizagem aplicadas ao processo educativo que se realiza na escola, bem
como dos resultados obtidos.
2. A DIDÁTICA SE PREOCUPA:
Como o aluno aprende; Como é a atividade do professor em aula;
Como o professor ajuda os alunos a aprender; Como organizar a aula; Como
fazer um processo de avaliação, etc....
3. O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Realiza-se através do relacionamento entre aluno e professor,
aluno e aluno, professor e professor; A aprendizagem é um processo intencional,
isto é, orientado por objetivos a serem alcançados por seus participantes.
4. A CONTRIBUIÇÃO DA DIDÁTICA
Colocando ao alcance do professor as pesquisas e os
conhecimentos produzidos; Incentivando os professores a pesquisarem a novidade
que afeta a sua prática; Fazendo com que os alunos se interesse pela matéria e
aprendam.
A Didática é a parte da
pedagogia que se ocupa dos métodos e técnicas de ensino destinados a colocar em
prática as diretrizes da teoria pedagógica. A didática estuda os processos de
ensino e aprendizagem. O educador Jan Amos Komenský, mais conhecido por
Comenius, é reconhecido como o pai da Didática Moderna e um dos maiores
educadores do século XVII.
Os elementos da ação didática são: o professor, o aluno, a
disciplina (matéria ou conteúdo; o contexto da aprendizagem
Pedagogia e Didática
A didática é o principal
ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de
realizar a educação mediante o ensino.
À didática cabe: Converter
objetivos sociopolíticos e pedagógicos em objetivos de ensino; Selecionar
conteúdos e métodos em função dos objetivos de ensino;
Estabelecer os vínculos entre ensino e
aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades dos alunos.
A didática se divide em:
Didática geral – estuda os princípios, as normas e as técnicas que devem regular qualquer tipo de ensino, para qualquer tipo de aluno. Ela nos dá uma visão geral da atividade docente.
Didática especial – estuda os aspectos
científicos de uma determinada disciplina ou faixa de escolaridade. Analisa os
problemas e as dificuldades que o ensino de cada disciplina apresenta e
organiza os meios e as sugestões para resolvê-los. Assim, temos as didáticas
especiais das línguas (inglês, espanhol etc.), as didáticas especiais das
ciências (física, química etc.).
Chegou a Série Belinha!
Belinha e suas Amigas
A série Belinha fala de atitudes diárias de uma criança. A personagem principal, Belinha, é uma menina fascinante. Vale a pena fazer a leitura dessa coleção. Nesse episódio, Belinha vai na casa da sua amiga brincar na piscina. Veja o que aconteceu. A história que aborda o tema: Falar a verdade é sempre o melhor.
Livro Digital na Amazon - Clique Aqui!